domingo, 16 de junho de 2013

PLANO DE AULA - Tratamento da Informação - 6º ano

PLANO DE AULA

Assunto: TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

Público Alvo: 6º ano

Tempo previsto: 2 semanas

Introdução:
Visando à melhora da capacidade dos alunos no tratamento de informações, nestas semanas propomos o desenvolvimento de uma série de atividades contextualizadas, que utilizará como recursos didáticos jornais e revistas, para análise de informações apresentadas em tabelas e gráficos, para uma aprendizagem significativa do conteúdo.

Objetivo geral:
O objetivo do estudo do Tratamento da informação no ensino fundamental é a interpretação e compreensão dos dados numéricos que são fornecidos pelos meios de comunicação, como jornais e revistas, e que estão no cotidiano dos alunos.

Objetivos específicos:
- Identificação das informações apresentadas por meio da leitura do título do gráfico;
- Identificação de escalas ou unidades de medidas (expressa nos eixos);
- Compreensão da linguagem pictórica utilizada no gráfico: desenhos, cores, ilustrações (elementos constituintes da informação transmitida);  
 - Expressar informações quantitativas por meio de linguagem gráfica, para expressar determinada informação contida em uma tabela;
- Avaliar de forma critica o tipo de gráfico utilizado, a escolha da escala adotada, a consistência matemática acerca da informação transmitida e fazer extrapolações a partir das informações disponíveis.

Justificativa:
A leitura de inúmeros gráficos e tabelas diferentes permitirá ao aluno, gradativamente, compreender a forma como a informação é transmitida através da linguagem.
Estratégias:
- Apresentar tabelas com conjuntos de dados e solicitar que o aluno construa gráficos que expressem determinada relação;
- Fazer pesquisa em classe com os alunos para que eles elaborem tabelas e, em seguida, construam gráficos;
- Formular perguntas que problematizem aspectos relacionados à escolha adequada da escala, à escolha adequada do tipo de gráfico, à escolha de cores, etc.

Recursos Necessários:
- Lousa, giz;
- Livros didáticos;
- Recortes de gráficos, tabelas de revistas e jornais;
- Auxílio de software como o Excell para construção gráfica no computador.

Avaliação:
A avaliação será feita por meio de provas, nas quais haverá interpretação e análise de gráficos selecionados; por meio de trabalhos com gráficos extraídos de jornais e revistas (seleção de gráficos, formulação e respostas às perguntas com base nas informações presentes); e participação do aluno em sala de aula.

Recuperação:
- Propor aos alunos pesquisas sobre gráficos com informações a respeito de algum assunto que desperte o interesse deles (esporte, lazer, saúde, etc.). A partir destes gráficos, pedir que identifique dados relevantes; fazer perguntas que favoreçam certo direcionamento do olhar do aluno.
- Se a dificuldade estiver na organização e análise de dados em tabelas, pode-se pedir a produção de um texto em que se explique a informação de uma tabela publicada em jornal ou revista.

Referência Bibliográfica:
Currículo do Estado de São Paulo: Caderno do Professor – Aluno, 6º ano, volume 4, 2013.
IMENES e LELLIS. Matemática para todos; 5° série (6º ano), 3° ciclo. São Paulo: Scipione, 2002.

IEZZI, G., DOLCE, O., MACHADO, A. Matemática e realidade: 6º ano, 6ª edição, São Paulo, Editora Atual, 2009.

2 comentários:

  1. Parabéns, professores, pelo trabalho realizado. Realmente, a leitura de gráficos favorece o desenvolvimento das competências de observação e compreensão.Abraços.

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  2. que bosta eu n consigo pesquisar e aparece essa poha

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