PLANO
DE AULA
Assunto:
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
Público
Alvo: 6º ano
Tempo
previsto: 2 semanas
Introdução:
Visando à melhora da
capacidade dos alunos no tratamento de informações, nestas semanas propomos o desenvolvimento
de uma série de atividades contextualizadas, que utilizará como recursos
didáticos jornais e revistas, para análise de informações apresentadas em
tabelas e gráficos, para uma aprendizagem significativa do conteúdo.
Objetivo
geral:
O objetivo do estudo do
Tratamento da informação no ensino fundamental é a interpretação e compreensão
dos dados numéricos que são fornecidos pelos meios de comunicação, como jornais
e revistas, e que estão no cotidiano dos alunos.
Objetivos
específicos:
- Identificação das
informações apresentadas por meio da leitura do título do gráfico;
- Identificação de
escalas ou unidades de medidas (expressa nos eixos);
- Compreensão da
linguagem pictórica utilizada no gráfico: desenhos, cores, ilustrações
(elementos constituintes da informação transmitida);
- Expressar informações quantitativas por meio
de linguagem gráfica, para expressar determinada informação contida em uma
tabela;
- Avaliar de forma
critica o tipo de gráfico utilizado, a escolha da escala adotada, a
consistência matemática acerca da informação transmitida e fazer extrapolações
a partir das informações disponíveis.
Justificativa:
A leitura de inúmeros
gráficos e tabelas diferentes permitirá ao aluno, gradativamente, compreender a
forma como a informação é transmitida através da linguagem.
Estratégias:
- Apresentar tabelas
com conjuntos de dados e solicitar que o aluno construa gráficos que expressem
determinada relação;
- Fazer pesquisa em
classe com os alunos para que eles elaborem tabelas e, em seguida, construam
gráficos;
- Formular perguntas
que problematizem aspectos relacionados à escolha adequada da escala, à escolha
adequada do tipo de gráfico, à escolha de cores, etc.
Recursos
Necessários:
- Lousa, giz;
- Livros didáticos;
- Recortes de gráficos,
tabelas de revistas e jornais;
- Auxílio de software
como o Excell para construção gráfica no computador.
Avaliação:
A avaliação será feita por
meio de provas, nas quais haverá interpretação e análise de gráficos
selecionados; por meio de trabalhos com gráficos extraídos de jornais e
revistas (seleção de gráficos, formulação e respostas às perguntas com base nas
informações presentes); e participação do aluno em sala de aula.
Recuperação:
- Propor aos alunos
pesquisas sobre gráficos com informações a respeito de algum assunto que
desperte o interesse deles (esporte, lazer, saúde, etc.). A partir destes
gráficos, pedir que identifique dados relevantes; fazer perguntas que favoreçam
certo direcionamento do olhar do aluno.
- Se a dificuldade
estiver na organização e análise de dados em tabelas, pode-se pedir a produção
de um texto em que se explique a informação de uma tabela publicada em jornal
ou revista.
Referência
Bibliográfica:
Currículo do Estado de
São Paulo: Caderno do Professor – Aluno, 6º ano, volume 4, 2013.
IMENES e LELLIS. Matemática
para todos; 5° série (6º ano), 3° ciclo. São Paulo: Scipione, 2002.
IEZZI, G., DOLCE, O.,
MACHADO, A. Matemática e realidade: 6º ano, 6ª edição, São Paulo, Editora
Atual, 2009.
Parabéns, professores, pelo trabalho realizado. Realmente, a leitura de gráficos favorece o desenvolvimento das competências de observação e compreensão.Abraços.
ResponderExcluirque bosta eu n consigo pesquisar e aparece essa poha
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